Atividades

Home / Atividades

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. O trabalho com movimentos completa a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor.

A prática pedagógica organiza-se de forma a possibilitar que o aluno desenvolva as seguintes capacidades: controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações.

A música é a linguagem que traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. O objetivo da música na educação é explorar e identificar os elementos da música, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento. A criança aprende música com ritmos de palmas e passos, instrumentos musicais e acompanhando os movimentos do professor, momentos estes que são descontraídos com risos e brincadeiras.

As aulas de música sempre trazem diferentes momentos: seja durante alguma brincadeira, o som de alguma música ou instrumento, a hora de deitar nas almofadas e relaxar.

Os movimentos da capoeira são inseridos nas aulas conforme a evolução da turma, sempre buscando que o aluno evolua sua iniciativa e autonomia nas aulas, através de seus movimentos capoeirísticos e sua postura. Nas aulas são introduzidas atividades-brincadeira nas quais as crianças aprendem brincando a interagir socialmente, a perceber os amigos e a se expressar, acelerando o processo de amadurecimento do seu convívio com as outras crianças.

As aulas de capoeira permitem que as crianças explorem inúmeros movimentos e extravasem emoções. As crianças reealizam movimentos como a bananeira, o “aú”, o parafuso, ao som das músicas e batidas do pandeiro do professor “Charada”.

Através das tintas, lápis de cor ou qualquer outro material, o aluno é capaz de novas realizações, com as quais aprende por meio das experiências, também ao utilizar qualquer material encontrado como: folha, graveto, sucata, pedrinha e diversos outros, que possa fazer uso de sua imaginação e assim criar uma bela ARTE.

A arte é fundamental no aprendizado das crianças, pois promove uma atitude participativa na construção dos sentidos artísticos: sensibilização, percepção, criação e imaginação.

Na culinária as crianças aprendem noções de higiene e sua importância ao manusear os alimentos; incentivo a uma alimentação saudável e a oportunidade de explorar o tato e o paladar. Noções de conservação de alimentos também são aplicadas com experiência em sala de aula.

As crianças adoram criar coisas usando suas próprias mãos. Jardinagem é uma atividade muito interativa e envolvente que deixa as crianças felizes e além disso as ensina mais sobre alimentos saudáveis, plantas e muitas outras coisas.

Atividades opcionais

O futebol é uma linguagem universal de milhões de crianças no mundo. O jogo não é um privilégio, mas um direito fundamental das crianças, de acordo com a Convenção dos Direitos da Criança. O futebol desempenha um importante papel na preservação desse direito infantil. É uma linguagem universal de milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive de crianças e adolescentes, independentemente de onde sejam, o idioma que falem, ou a religião que sigam.

A prática da arte suave para crianças traz diversos benefícios que agregam na formação e desenvolvimento de uma criança sadia, focada, além do fato de conviver num ambiente que estimula a tomada de decisões.

Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada.

A água, por si só, propicia uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividades “secas”. Por conseguinte, a natação se mostra capaz de trabalhar o sistema motor das crianças e, em paralelo, o sistema cardiorrespiratório, tanto que a cada braçada dada, a respiração ganha ritmo, o coração se torna mais forte e os riscos de incidência de doenças cardiovasculares diminuem.

Os benefícios do xadrez fazem com que o aprendizado da criança englobe criatividade, autoestima e respeito ao outro. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) estimula a prática no ambiente escolar e criou o Comitê de Xadrez Escolar, para que seu uso seja uma ferramenta pedagógica.

Pet-ação

A Pet Ação trabalha com o lado emocional, cognitivo e corporal das crianças. No contato com o animal, a criança aprende a respeitar, cuidar e brincar, tomando ciência de que o animalzinho é um ser vivo e merece nosso amor e carinho. Trabalhamos com animais vacinados, vermifugados e adestrados, tratados diariamente pela veterinária e psicopedagoga Dra. Paula. B. Suelotto Lopes, que realiza este trabalho junto com as crianças na Doce Geração. As cachorras brincam de jogar bola, pega-pega e jogos de números, letras, formas e cores, utilizando o colete com velcro que usam para tal atividade. A criança que tem medo de cachorro vai percebendo, gradativamente, que são dóceis, amigos e que adoram receber um “dengo”. Entendem também que só podem se aproximar de animais conhecidos, cujos donos atestem que são sociáveis.

Aulas de inglês

3 aulas por semana a partir do Maternal: A conexão com a realidade e o dia a dia das crianças é concretizada através da hora da conversa “ Circle Time”, dramatização e projetos. As atividades são propostas privilegiando uma dinâmica que contempla o desejo natural das crianças, os interesses, o imaginário, a curiosidade e perguntas próprias desta fase. Tudo por meio de atividades divertidas. Nosso objetivo é dar uma atenção especial ao ato de aprender do aluno, facilitando a aprendizagem significativa, é o nosso objetivo.