Educação

Home / Educação

Berçário

Nosso berçário está equipado para atender as necessidades dos bebês de forma agradável e segura. A sala do soninho é separada da área de estimulação, que atende os bebês que já começam a engatinhar e dar os primeiros passos, separadamente daqueles que ainda necessitam de ajuda para movimentar-se e exercitar-se. Mantemos uma ocupação máxima de 10 bebês, sendo de 2 a 3 profissionais treinadas e especializadas que irão cuidar com todo o carinho e amor que eles necessitam tanto nesta fase.

Infantil

“As descobertas sobre a vida estão em pleno vapor”. É uma fase de experimentação, tanto no que diz respeito às relações sociais, aos sentimentos, à linguagem, ao outro, quanto sobre os objetos e as possibilidades do próprio corpo. A proposta de trabalho com o mini mini visa promover um espaço no qual a criança possa descobrir a si mesma (identidade, individualidades e particularidades) e o meio em que vive (formas de interação, papéis desempenhados, condutas, etc), como também vivenciar e construir conhecimentos significativos e fundamentais para o seu desenvolvimento sadio.
É num espaço alegre e colorido, especialmente criado com muito amor e cuidados especiais que incentivamos sua ação direta na aprendizagem de forma lúdica, criativa e concreta.

Essa faixa etária atende crianças que completam 2 anos até 30 de Junho do corrente ano letivo. Dispomos de um espaço amplo, agradável, com brinquedos adequados para a idade, no qual desenvolvemos atividades como histórias, artes, brincadeiras de “faz de conta”, toque da borboleta, entre outras. O espaço livre é todo gramado com brinquedos aprovados pelo IMETRO. Iniciam com o material do Sistema Piaget de Ensino, desde essa fase.

Neste nível, as crianças completam 3 anos até 30 de Junho do corrente ano letivo.
Trabalhamos o desenvolvimento da coordenação motora, a capacidade de se relacionar, de escolher, de criar, de vivenciar situações imaginárias, de reproduzir histórias, imitar e reproduzir situações vivenciadas anteriormente.
Para realizar as atividades, a criança dispõe de uma grande quantidade de objetos, livros, brinquedos e locais adaptados. O estabelecimento de condições adequadas para as interações está pautado tanto nas questões emocionais e afetivas quanto nas cognitivas.

Nesta faixa etária as crianças completam 4 anos até 30 de Junho do corrente ano letivo. Trabalhamos a independência e a autonomia, pois a criança deve tomar suas iniciativas e coordenar sua ação com a de outros, já possuem conhecimentos e competências distintas. Oferecemos oportunidades diversas utilizando materiais apropriados e locais específicos para o desenvolvimento de cada proposta.

No Infantil II as crianças completam 5 anos até 30 de Junho do corrente ano letivo. Já demonstram domínio da fala, favorecendo o intercâmbio de ideias, realidade e pontos de vista. O diálogo tem grande importância na construção do conhecimento. De forma lúdica, são trabalhados jogos que envolvem regras, normas e padrões comportamentais. Tudo isso num clima de segurança, confiança, afetividade, incentivo, elogios e limites colocados de forma sincera, clara e afetiva.

Fundamental I

Nessa faixa etária, as crianças completam 6 anos até o dia 30 de Junho do corrente ano letivo. As crianças do 1º ano são alfabetizadas e “entram no mundo das letras”, descobrindo, criando, formando e construindo seu aprendizado.

Depois de ter passado uma importante etapa da vida escolar, as crianças vão para o 2º ano, iniciando e aprofundando o seu grandioso ciclo escolar.

A criança se torna mais autônoma na execução de suas atividades, dando uma significativa continuidade ao processo de alfabetização, interpretando o que leram, conseguindo elaborar textos com começo-meio-fim e com pontuação adequada. São apresentadas nessa fase as chamadas “matérias”, que serão levadas por toda a sua vida escolar (Português, Matemática, Ciências, História e Geografia). Nesse momento mais um desafio está lançado. Boa sorte!

Com os alunos do 3º ano, já é possível fazer a distinção entre “ler e aprender a ler”. Ler é estabelecer uma comunicação com textos impressos, por meio da busca da compreensão. Por isso, a aprendizagem da leitura não se restringe ao primeiro ano de vida escolar. Atualmente sabe-se que aprender a ler é um processo que se desenvolve ao longo de toda a escolaridade e de toda a vida. A Escola Doce Geração proporciona essa educação, voltada às descobertas da leitura e da vida. Sejam bem-vindos!

DINAMISMO AUTONOMIA E COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
São características marcantes no 4º ano da Escola Doce Geração.
Os alunos são estimulados a refletir sobre questões atuais, pesquisar e vivenciar ativamente experiências em todas as áreas do conhecimento – Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Música. Juntos, buscamos a compreensão desse universo de possibilidades que vai se abrindo a nossa frente.

APRENDER
Nessa faixa etária, os alunos já sabem que são agentes transformadores e que fazem parte de uma história. E muito mais que isso, sabem que nós somos a História. Crianças competentes, que sonham com um mundo melhor e mobilizam meios para concretizá-lo através da APRENDIZAGEM.

PENSANDO NISSO
Queremos compartilhar um pouco do que acontece no 4º ano.
Momentos comuns e também inusitados. Ler, escrever, questionar, descobrir, criar, participar, pesquisar, duvidar, emocionar, alegrar, aprontar, construir, intervir, sentir,
enfim, verbos que se fundem e traduzem, um pouco, do que somos aqui na Doce Geração.

No 5º ano as crianças começam a ter uma ideia do que será sua rotina nos próximos anos escolares. As responsabilidades e deveres serão maiores, o tempo de brincadeira sem compromisso com o tempo  vai chegando ao fim.

Na Doce Geração este período agradável é respeitado e no que nos for possível, garantimos que  tenham a oportunidade de usufruí-los sem prejudicar a parte pedagógica, já que saem daqui com possibilidade de acompanhar o conteúdo em outro local de ensino.

Temos por objetivo estimular o gosto pela leitura, desenvolvendo a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico, através das diversas atividades desenvolvidas aqui na escola. Enfim, mesmo com um conteúdo programático extenso, as crianças do 5º ano são crianças que aprendem felizes!

Nosso cardápio

Confira o cardápio elaborado pela nossa nutricionista e acompanhe a dieta de nossas crianças.